Relato da experiência online 2008



A idéia de trabalhar a Geografia, utilizando a internet, surgiu da necessidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nos cursos do NTE e da Pós-Graduação a distancia, no laboratório de informática da escola. Como havia a expectativa muito grande dos educandos para utilizar o laboratório, apenas para acessar MSN e Orkut, pensei em desenvolver uma proposta direcionada a mostra-lhes o potencial da internet na formação das pessoas.
Relatei que a experiência seria desenvolvida a partir de um ambiente virtual de aprendizagem. Fiz uma breve exposição sobre AVA e suas ferramentas, ressaltando se tratar de um ambiente utilizado por muitas universidades que ofertam cursos a distancia. Todos ficaram curiosos para conhecer e poder participar de uma proposta inovadora na escola e de Geografia. Alertando que futuramente eles estariam como universitários utilizando a experiência de um ambiente virtual.
A idéia era usar o laboratório da escola, mas percebi que se fosse ofertado por 24 horas à experiência seria mais interessantes para todos. Alguns acharam difícil realizar as atividades a distancia, mas quando conheceram o AVA, as formas de interagir, os conteúdos, os recursos tecnológicos e os relatos dos primeiros inscritos não tiveram dúvida em aderir.
No AVA tiveram acesso a fóruns, chat, blog, animações, objetos de aprendizagem, vídeos, imagens, enquetes, roteiros, links e avaliações (objetivas e subjetivas). Em algumas atividades tiveram acesso a novidades na área da Geografia (mapas anamórficos e infográficos animados), ferramentas interessantes como simulação estatística (em diversos idiomas) e tradutor online para auxiliar na resolução de atividades na língua inglesa.
O tema destacado CAOS AMBIENTAL GLOBAL se insere na proposta de estudo de MEIO AMBIENTE GLOBAL da 4a unidade. Com o objetivo de contemplar estudos mais avançados que não podiam ser realizados na forma presencial. O conteúdo se fundamentava na idéia de pensar criticamente sobre os diversos problemas ambientais que atormentam a espécie humana.
Apesar do pouco tempo que permaneceu no ar, a experiência se mostrou muito valiosa para minhas aulas de Geografia e para a pesquisa que estou desenvolvendo no campo da EAD. Acredito que foi muito útil aos alunos e alunas que foram pioneiros na atividade virtual. Em 2009, pretendo transformar em projeto da escola e ampliar para todas as séries do ensino médio a partir da 1ª unidade. Acredito que um projeto que tenha AVA como proposta pode fazer funcionar os laboratórios de informática a margem dos processos formativos de qualquer escola.

Como resultado da experiência surgiu o meu atual projeto de pós-graduação em EAD sobre o ambiente virtual de aprendizagem Dokeos na escola pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário